terça-feira, 3 de março de 2015

AEE 2015

PROJETO: ÁGUA PRA VIVER


No dia 2 de março iniciamos as atividades do AEE com o Projeto Água pra viver. O grande objetivo desse trabalho é de desenvolver com os alunos a conscientização em relação à cultura de preservação da água, mostrando as suas múltiplas formas de uso, com dicas de economia e orientações diversas quanto as causas do desperdício. Fazer com que os alunos tenham a compreensão de todo o processo que faz água chegar até as suas casas. O projeto está dividido em diversas etapas. O que levou a dividir o projeto em etapas? Com o intuito de fazer com que o aluno com deficiência compreenda a real e significativa razão do projeto e que transforme todas as informações em conhecimento. No mês de março, assim ficou divididas as etapas: Etapa I - 2/03 a 14/03 – Água pra que? Etapa II – 16/03 a 30/03 – Água, preservar pra ter. Etapa III – Jogos e experimentos. Para alcançar esses objetivos diversos recursos serão utilizados como apoio as informações. O computador será o nosso grande aliado, com o acesso a internet, os alunos que possuem a aquisição da escrita e da leitura poderão realizar atividades de pesquisa, produção de texto e apoio na confecção dos cartazes a serem expostos na escola com as principais temáticas abordadas durante os atendimentos. O datashow proporcionará uma melhor visualização dos temas, melhor compreensão e interação com a temática apresentada. Com isso exploraremos mais os conceitos através de vídeos, músicas e curtas-metragem. Com os alunos que não possuem a aquisição da escrita o tema será explorado de diversas formas, participação oral, exploração dos conhecimentos prévios, na confecção e elaboração de cartazes e materiais referentes ao tema, ainda será utilizado recursos de pintura, recorte e colagem e brincadeiras, intensificando a ludicidade na apresentação dos conceitos. 

Etapa I - Nessa etapa o aluno terá a compreensão do uso dá água. De onde vem, como chega à torneira, onde usamos e como usamos á água. Para alcançar as metodologias utilizadas serão bem diversificadas respeitando as especificidades de cada aluno. Confecção de cartazes, vídeos, músicas, produção de texto, atividade de pesquisa utilizando a internet. Os alunos que ainda não tem a aquisição da escrita serão utilizadas metodologias específicas envolvendo o tema. Como: recorte e colagem, pinturas, exploração dos conceitos a partir da oralidade, confecção de cartazes, criação de banco de palavras simples, jogos de associação figura/palavra envolvendo o tema, trilha. Com os alunos que possuem a aquisição da leitura será proposta atividades de pesquisa utilizando a internet, confecção de cartazes envolvendo a escrita, produção de texto utilizando o computador.

Etapa II – Nessa semana será trabalhada as formas de preservação da água. A conscientização da água como recurso hídrico importante para a nossa vida. Durante os atendimentos os alunos produzirão um painel com a forma correta e a não correta quanto à utilização da água, desperdício e preservação. No dia 20 o painel será exposto no pátio da escola, em comemoração ao dia mundial da água que acontecerá no dia 22 de março, onde os alunos do atendimento farão a exposição oral desse trabalho.  

Etapa III – Jogos e experimentos utilizando a água. Jogo do flutua e não flutua, trilha, substâncias que se dissolvem na água, substância que não se misturam na água. Processo de fusão (solido para o líquido).

No dia 2 de março foi dado início as atividades do projeto. Durante o mês de março estaremos expondo aqui através de registros os resultados de cada etapa. Para o mês de abril a intencionalidade e trabalhar com os alunos as questões que envolvem, economia, energia e meio ambiente. 

Para uma melhor visualização dos registros fotográficos, criou-se uma pagina com as principais atividades realizadas

Registros do projeto

Clique na gotinha

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa de bem com a vida, gosto muito de videos, cinema, musica(eclético), dançar, cozinhar, dos meus amigos e principalmente da minha profissão.

Seguidores