Essa semana o projeto veio trazer mais significado para os alunos. Em fase de finalização o projeto segue a todo vapor. Nessa fase estamos explorando as parlendas, sua estrutura e a aquisição da leitura a partir da sua elaboração. Aqui exploramos diversos significados e os conhecimentos que cada um traz, facilitando muito o processo de intervenção. Todos participaram da construção e na descoberta do texto, as letras e as palavras e por fim a leitura. Primeiramente fizemos a construção do texto a partir da idéia que cada um tinha da escrita, distribuindo sobre a mesa tiras que formavam a parlenda, em seguida individualmente solicitei que cada um viesse até a frente, então eu lia a palavra que comporia a frase e então eles teriam que achar a tira correspondente e depois colar em um cartaz. A forma como eles encontraram as tiras foram bem diversificadas, uns demoraram mais por conta da não aquisição da leitura, mas se esforçaram e acabaram descobrindo, então eu lia com eles. Os colegas acabaram intervindo como colaboradores para que se encontrasse a tira. O mais interessante foi com os alunos surdos, pois estes tem pouco domínio da língua portuguesa, mas partiram de palavras-chaves e então descobriram o significado da palavra, foi então que solicitei que atribuissem o sinal a palavra e toda a turma descobriu que aquela palavra tinha um sinal na língua deles. Depois individualmente cada um montou em um folha a estrutura da parlenda. Lemos diversas vezes e o mais interessante é que um professor de educação física trabalhava com seus alunos no pátio da escola a mesma parlenda, mas com ludicidade. Uma coincidência muito significativa.
Objetivo dessa atividade: Construir a estrutura da parlenda refletindo sobre o processo de aquisição da escrita e da leitura.
"Esta é, portanto, a única maneira na qual a leitura nos torna aptos para escrever, na medida em que nos ensina o uso que podemos fazer dos nossos próprios dons naturais; portanto, pressupondo sempre a existência destes. Por outro lado, sem esses dons, não aprendemos nada com a leitura, excepto a maneira fria e morta, e tornamo-nos imitadores banais."
Arthur Schopenhauer, in 'Da Leitura e dos Livros'
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Roberto
- Sou uma pessoa de bem com a vida, gosto muito de videos, cinema, musica(eclético), dançar, cozinhar, dos meus amigos e principalmente da minha profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário