quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Com a Mão na Massa

Essa atividade surgiu da idéia do aluno L. que frequenta o 7º ano, surdo profundo bilateral, frequenta a SRM a dois anos. Aluno extremamente habilidoso. Certo dia veio até à mim e fez o seguinte comunicado: "Vamos ensinar os outros a fazer pão? A princípio disse que iria pensar, mas a insistência dele foi tanta que eu não pude recusar. Pensei que poderia associar a sua habilidade à conteúdos importantes e significativos. Então fiz o combinado com ele de que na próxima semana realizaríamos a atividade, ele ficou todo entusiasmado. Finalmente chegou o dia, fiz todo os preparativos e convidei os demais alunos do AEE para participar da atividade. Transformei a habilidade dele em uma aula de Peso e Medida. Um momento que foi além dos conteúdos, onde a vontade em aprender provocou uma gama de outros conhecimentos. Um momento que não partiu de mim e se transformou em algo mais que significativo, em que cada um jamais vai se esquecer. O prazer em aprender transforma a vida das pessoas, meros conteúdos deixam aquém de qualquer proposta é preciso ousar para aprender e também ensinar.

"O mestre disse a um dos seus alunos: Yu, queres saber em que consiste o conhecimento? Consiste em ter consciência tanto de conhecer uma coisa quanto de não a conhecer. Este é o conhecimento.."

Confúcio



Plano de Aula

Data: 06/10/2010

Atividade: Peso e Medidas (fazendo pão)

Duração: Uma aula (4 horas)

Objetivo: Trabalhar os conceitos de peso e medidas através de atividade prática.

Habilidades pretendidas:
Identificar o peso e volume nos produtos, bem como prazo de validade
Desenvolver atenção
Estabelecer sequência lógica
Reconhecer uma receita e a sua funcionalidade
Interpretar informações apresentadas em receitas
Proporcionar autonomia na realização da atividade
Observar e registrar fatos
Desenvolver hábitos de higiene ao manipular alimentos

Procedimento didático: Inicialmente o professor fará as devidas orientações sobre a atividade. Depois distribuirá tocas descartáveis ao aluno e em seguida todos se dirigirão ao pátio para fazer a higienização das mãos. Todos retornarão a sala, então o professor explicará os conceitos entre peso e medidas fazendo a demonstração com os produtos que serão utilizados na atividade. A atividade prática consiste em orientar ao alunos como fazer pão, o professor apresentará a receita ao grupo, especificando os produtos, bem como o peso e as medidas a serem utilizadas. O aluno L. (surdo) fará o monitoramento da atividade e o professor fará a interpretação e orientação para todos da sala. Os alunos auxiliarão o monitor na atividade, adicionando os ingredientes solicitados e os demais observarão como se dá o processo de preparação da massa. Ao final dessa etapa e conforme orientações descritas na receita, a massa será coberta para passar pelo processo de descanso e crescimento. Enquanto ocorre esse processo, o professor e os alunos se dirigirão ao pátio da escola e realizarão atividades recreativas. Após 40 minutos todos retornarão para a sala para realizar a etapa seguinte que é a preparação da massa a ser assada, ligar o forno para preaquecimento. Todos ajudarão nessa etapa. Ao pães serão colocados nos recipientes adequados e assim passarão por outro processo de descanso, agora em um tempo menor. Depois do tempo determinado na receita, segue a etapa seguinte, que é assar o pão. Todos deverão observar as transformações ocorridas. Por fim os alunos saborearão do produto por eles mesmos elaborado em um delicioso lanche.

Recursos: Tocas descartáveis, bacia plástica, farinha de trigo, leite, ovos, óleo, sal, açúcar, formas, forno elétrico.

Avaliação: participação e interesse, memória visual, conhecimento prévio, interação/socialização e oralidade, coordenação motora. A avaliação será registradas no portfólio de cada aluno, alem dos registros fotográficos.


































Um comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa de bem com a vida, gosto muito de videos, cinema, musica(eclético), dançar, cozinhar, dos meus amigos e principalmente da minha profissão.

Seguidores