Dentre as inúmeras atribuições delegadas ao AEE, está o desenvolvimento de habilidades e competências inerente do aluno com deficiência. Instigar, despertar e estimular as diversas ações que levem o aluno buscar sua maneira pessoal de enfrentar as mais diversas situações.
O Projeto Menina bonita é mais uma das ações voltadas a trabalhar aquilo que muitas vezes vemos ausentes nessa clientela; a autoestima. Como a maiorias do público que frequenta o AEE é de meninas, o projeto teve ai sua consolidação. Esse projeto não vai trabalhar apenas a autoestima, mas todas as esferas pertinentes que favoreçam o desenvolvimento das alunas. O projeto teve início com uma frase no quadro e logo se transformou em um pequeno texto. Texto produzido coletivamente pelas meninas, onde a minha única função foi escrever aquilo que elas relatavam. O início então, foi pela escrita e exploração da oralidade. Em sua estrutura, o texto teve um começo e um fim com uma personagem central, onde cada grupo atribuiu nomes. As meninas do matutino criaram um texto e as do vespertino outro.
Pois bem, esse foi o início. Na segunda parte as meninas teriam que dar vida a personagem por elas criadas. Através da atividade de recorte e colagem, as alunas tiram do texto a personagem, criando a partir de um desenho as principais características por elas descritas. Na próxima fase as alunas buscaram através de recortes de revistas, imagens de meninas e suas diversas formas de vestir. A grande atenção nessa fase será em não criar um esteriótipo ou padrão de beleza, mas dar a elas a oportunidade de firmarem as suas próprias opiniões. Na fase seguinte a autoestima será trabalhada na sua totalidade, demonstrando o jeito pessoal como cada uma gosta de se vestir, de se pentear. Para incrementar essa fase, teremos sessões de fotos. Por fim, chegaremos a fase em que uma delas incorporarão a personagem por elas criadas, bem como partes da situação descrita no texto. Semanalmente todas as ações e registros do projeto serão expostas nesse espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário