"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
Com o intuito em desenvolver uma atividade que alie formação de conhecimento e vida diária, elaborei para essa semana uma atividade que pudesse contemplar os diversos níveis e limitações. Através da exploração do conceito de peso e medidas consegui trazer para a prática do AEE dois fatores imprescindíveis para a aquisição de conhecimento; o conhecimento prévio e aprendizagem significativa. De um lado a necessidade de explorar o que o aluno já sabia e aquilo que pudesse dar significado para a sua vida. A partir da ideia de pesos e medidas surgiu então o momento do pão. Através dessa atividade eu poderia explorar diversos objetivos e estimular habilidades importante no fazer diário do aluno. O principal objetivo da atividade era trabalhar os conceitos de peso e
medidas através de atividade prática. Desenvolvendo as seguintes habilidades:
- Identificar o peso e volume nos produtos, bem como prazo de validade
- Desenvolver atenção
- Estabelecer sequência lógica
- Reconhecer uma receita e a sua funcionalidade
- Interpretar informações apresentadas em receitas
- Proporcionar autonomia na realização da atividade
- Observar e registrar fatos
- Desenvolver hábitos de higiene ao manipular alimentos
Foi um momento essencialmente experimental e divertido, onde o grupo aprendeu brincando, além de desenvolver o espírito cooperativista. O momento ocorreu em duas etapas, ou seja, no dia 28 de abril a atividade foi realizada com os alunos atendidos no período vespertino e no dia 30 com os alunos atendidos no período matutino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário