"Nínguem é tão grande que não possa aprender,nem tão pequeno que não possa ensinar" (Esopo)
A atividade dessa semana surgiu em momento de pesquisa, quando tive a idéia de buscar novas sugestões para contemplar ações pedagógicas que viessem ao encontro da realidade dos alunos. Essa atividade está calcada em bases importantes dentro do processo ensino aprendizagem. Pesquisa, planejamento,conhecimento científico, conhecimento prévio, escrita e leitura. A pesquisa foi a base de tudo, onde busquei em diversos sites informações que contemplassem o objetivo proposto, pois tive a preocupação de não apenas apresentar uma fruta, mas dela explorar diversos conceitos. Ao pesquisar percebi que o abacaxi tinha mais informações que eu pudesse imaginar. Então pensei: mãos à obra. Próximo passo; planejamento. O que falar? Como falar? O que explora? Primeiro momento explanação do tema através de leitura compartilhada, explicando e exemplificando através de imagens sobre as propriedades do abacaxi. Origem, família, gênero, vitaminas e todas informações que fossem necessárias e significativas ao aluno. depois uma figura para ser pintada que estava associada a matemática e o reconhecimento de cores. Em seguida a produção de suco para efetivar a importância da atividade. Por fim aos alunos tiveram acesso à internet com a intermediação para buscar informações sobre o plantio em grande escala e também como se planta encerrando assim a atividade. lembrando que alguns levaram para casa a muda do abacaxi e também a casca como fonte de reaproveitamento. Segue na integra o planejamento da atividade e algumas imagens que ilustraram todo o processo. Apresento-lhes o senhor.... Plano de Aula Data: 04/05/2011 à 06/05/2011 Atividade: Explorando o abacaxi Duração: três aulas Objetivos da atividade: Desenvolver o conhecimento dos alunos a respeito do tema proposto. Como fortalecimento do processo de construção do conhecimento. Habilidades pretendidas: Identificar cores e formas Estimular a autonomia para realização da atividade Reconhecer a sua funcionalidade, Interpretar e pesquisar informações Observar e registrar fatos Desenvolver hábitos de higiene ao manipular alimentos Procedimento didático: Inicialmente o professor fará as devidas orientações sobre a atividade. Depois o professor encaminhará os alunos para fazer a higienização das mãos. Todos retornarão a sala, então o professor explicará os conceitos e propriedades do abacaxi fazendo a demonstração da fruta bem como a morfologia e abrirá momento para exploração dos conhecimentos prévios dos alunos. A atividade prática consiste descascar o abacaxi e prepará-lo de modo que os alunos iniciem o processo de preparação do suco especificando os produtos. Ao final dessa fase consiste degustar o produto final. Por fim o professor ligará os computadores para que os alunos façam a pesquisa a respeito do plantio, utilizando como recurso de acesso à internet. Recursos: Liquidificador, jarra, faca, computadores (internet), máquina digital. Avaliação: participação e interesse, memória visual, conhecimento prévio, interação/socialização, realização da atividade prática e oralidade. as atividades serão registradas no portfólio de cada aluno, alem dos registros fotográficos.
Textos trabalhados estão expressos nos links abaixo compondo assim algumas fontes que subsidiaram as informações. http://pt.wikipedia.org/wiki/Anan%C3%A1s
.phphref="http://www.frutasnobrasil.com/propriedades_abacaxi.html">
http://www.youtube.com/watch?v=Nd9bEHA2Gcc
MOMENTOS SIGNIFICATIVOS ATIVIDADE PRODUZIDA PELOS ALUNOS (Clique na imagem para ampliar)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Roberto
- Sou uma pessoa de bem com a vida, gosto muito de videos, cinema, musica(eclético), dançar, cozinhar, dos meus amigos e principalmente da minha profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário