No dia 16 de maio deu-se início um novo projeto na sala de Recursos Multifuncional e uma nova fase no atendimento educacional. Pensando no processo de aquisição do conhecimento, pensei em algo que pudesse auxiliar os alunos e provocá-lo no que se refere nas bases da construção do saber e desmistificando o mito entre deficiência e conhecimento. Fiz várias pesquisa e também busquei questões do meu processo de formação enquanto professo do AEE. Nasceu assim o projeto com bases no estudo da geografia como forma provocar as habilidades e competências dos alunos que participam do atendimento educacional especializado. Provando assim, através das evidêcias que alunos com deficiência não vão ao AEE apenas para brincar, ou para aqueles que ainda confundem AEE com reforço escolar. Esse projeto me instigou muito com relação na busca de subsídios para a prática de confronto entre deficiência e conhecimento. Foi um desafio para mim e até mesmo cheguei a pensar - Como proporcionar a construção do conhecimentos a alunos que apresentam dificuldade acentuada na fala, que tem tem em seu conjunto disturbio no comportamento, ou até mesmo alunos com surdez profunda? Esse questionamento muito me intrigou, mas em muito me provocou. Vou apresentar aqui não apenas um simples projeto, mas motivos de sobra para dizer que aluno com deficiência não só aprende, mas ensina. Serão seis meses, onde essa viagem pelo Brasil vai nos levar ao conhecimento de forma bem significativa. Faço um convite - façam uma visita nesse espaço para verem os resultados. Apresento então o Projeto: Um País Chamado Brasil.
Paisagens brasileiras
Fim de ano, tempo de viajar,
Pro interior, capital ou pro mar.
Na Amazônia, admirando a natureza
Ou ir pra serra gaúcha, curtir as belezas.
Há quem goste de viajar pro exterior,
Mas nada se comprara a viajar pelo Brasil
E conhecer suas belezas mil.
Ir pro sul, é pra quem gosta de frio,
Quem gosta de calor, pode ir pras belas praias do rio.
Quem adora centro urbano,
Tem que ir a são Paulo pelo menos uma vez no ano.
Quem curte paz e tranqüilidade, temos a zona rural,
Pra conhecer, uma cultura sem igual.
Pra quem gosta de pescar,
O pantanal é o melhor lugar.
No norte há muita coisa por lá,
Como a Amazônia, e a festa do boi bumbá.
No nordeste, o sol brilha de montão,
E as praias nordestinas são a grande atração.
No centro-oeste temos muito que visitar,
Como Goiânia, com seu calor estonteante,
Ou Brasília, com sua arquitetura marcante.
Nossa fauna é especial,
Nossa flora é sem igual.
Não há melhor lugar pra viajar,
Pois no Brasil é onde quero morar.
Primão
30/12/2010
Poesia extraida do site: http://sitedepoesias.com/poesias/66101
IDENTIFICAÇÃO:
Nome do Projeto: Um país chamado Brasil – Explorando as Regiões
Público Alvo: Alunos da Sala de Recursos Multifuncional
Elaboração: Prof. Roberto Rodrigues Falcão
Duração: Abril à Novembro
JUSTIFICATIVA:
O sujeito da aprendizagem é um ativo construtor do seu conhecimento; é aquele que interage com os objetos e com os outros, onde o seu desenvolvimento acontece a partir da ação. Na verdade é um sujeito que conhece o mundo que o cerca a partir das suas possibilidades. Cada Criança se aproxima do conhecimento de forma bem peculiar e isso ocorrerá de forma natural e com isso ela dará significado para o mundo que a rodeia. Vygostky (2007, p. 68) diz que “estudar alguma coisa historicamente significa estudá-la no processo de mudança”. Dessa maneira, compreender o que é conhecimento, e, mais ainda, conhecimento sobre o conhecimento, é ter uma visão holística, uma visão do todo. Não é possível entender a construção do conhecimento, sem entender esse processo em sua dinâmica, em seu movimento, sem entender o objeto de estudo em seu contexto histórico-social, mesmo que este objeto seja o próprio conhecimento.
Conhecimento se caracteriza pela internalização dos saberes, conceitos adquiridos. As pessoas, mesmo que apresentadas às mesmas informações e situações cotidianas, reagem de formas diferentes, e, consequentemente, constroem conhecimento também de formas diferentes. Possuem estruturas mentais diferenciadas, que dependem, além das construções neuropsicológicas, também das construções sociais.
Por isso, vamos partir do princípio mais simples para que o aluno entenda como ocorre esse processo. Para que essa compreensão ocorra faz-se necessário a participação de dois elementos importantíssimo nesse processo – professor e aluno. Segundo Maturana & Varela (2001, p. 32) dizem que “todo fazer é um conhecer e todo conhecer é um fazer”, no sentido de que se aprende vivendo, e vive-se aprendendo. Com isso os seres vivos constroem esse conhecimento não a partir de uma atitude passiva e sim pela interação
Ao compreendermos que a criança chega à escola trazendo muitos “saberes” , construídos a partir das suas vivências, estamos possibilitando que ela construa o seu conhecimento segundo as suas possibilidades e de acordo com os conhecimentos que foram construídos até aquele momento.
Esse projeto em sua totalidade explorará todos os aspectos que giram em torno desse processo traçando caminhos relevantes e através de atividades significativas construídas pelo próprio aluno.
Toda essa reflexão foi necessária para se chegar a ao foco principal dessa ideia, que a construção do conhecimento pelo aluno com deficiência, seja qual for a sua limitação. Portanto, esse projeto tem como meta dar a possibilidade do aluno com deficiência construir seu conhecimento a partir da significância, da visão que ele tem do mundo. Conhecer as regiões do Brasil apenas é um princípio norteador que gerará outros conhecimentos, mas o fundamental é dizer que seja qual a limitação que o aluno tem, ele pode construir sim o seu conhecimento, resta-nos aprender verdadeiramente o que é construir conhecimento, porque eles já sabem.
Esse projeto vai explorar as diversas áreas do conhecimento, instigará à pesquisa, produzirá saberes individuais e coletivos. Vamos fazer uma viagem pelo Brasil e conhecer um país, que para muito é desconhecido. Tudo isso vai acontecer através do imaginário, dos conhecimentos prévios, das práticas pedagógicas. Com isso poderemos confirmar cientificamente, que a pessoa com deficiência aprende e pode construir conhecimento.
OBJETIVO GERAL
Fazer com que os alunos com deficiência aprendam e compreendam melhor sobre o Brasil, suas regiões e seus aspectos físicos e sociais, pois é necessário que tenham informações mais abrangente sobre o país vivem para que se tornem cidadãos críticos e participativos da sociedade.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Promover a interação entre os alunos na elaboração e construção das atividades.
Estimular a autoestima dos alunos;
Desenvolver estratégias de ensino aprendizagem utilizando diversos recursos;
Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos
Estimular as expressões orais
Confeccionar mural de informação
Valorizar o espírito criativo
Conhecer os aspectos marcantes de cada região, a ocupação e a transformação desse espaço.
Desenvolver o conceito de localização
Fazer com que os alunos aprendam e compreendam sobre as “Regiões Brasileiras
Construir maquetes para ilustração e compreensão do tema abordado
Utilizar a internet como um meio de pesquisa – orientada
Identificar as bandeiras dos estados
Reconhecer cores e formas nas bandeiras
Localizar no mapa do Brasil todos os estados
Viabilizar a presença de um técnico do IBGE para a exploração nos conceitos de formação das regiões brasileiras.
Desenvolver e estimular a linguagem teatral como estratégia de aprendizagem.
METODOLOGIA
O projeto acontecerá na Sala de Recursos Multifuncional nos períodos matutino e vespertino de forma a contemplar os princípios norteadores da construção do conhecimento. Sendo assim, o seu contexto será universal, ou seja, trabalhará com todos os alunos nos seus mais diversos níveis. O projeto terá a duração de aproximadamente de cinco meses e acontecerá com as turmas do matutino e vespertino.
A proposta é desenvolver o estudo das regiões mensalmente, ou seja, será reservado um mês para a exploração dos estudos de cada região em suas principais características. Para cada estudo será elaborado o “mural de informação” para apresentar a partir de uma abordagem mais significativa as atividades e as produções realizadas durante o estudo. O projeto ainda contará com a participação mais que especial da intérpretes que atuam na escola, que irão auxiliará o professor do AEE na consistência e explanação dos conteúdos, bem com a revisão do material didático-pedagógico a ser utilizados com os alunos com surdez.
Ao final de cada etapa os alunos deverão elaborar um folder com os assuntos abordados em cada região. Essa atividade será realizada no computador sob a orientação e acompanhamento do professor do professor.
Todo o andamento do projeto será devidamente registrado, tanto na forma iconográfica quanto na forma escrita, no diário de bordo da sala.
Projeto ainda contará com a presença de um técnico do IBGE, que virá até a escola com o intuito de fortalecer e esclarecer os conteúdos trabalhados.
A proposta para culminância será a apresentação em forma de teatro, onde será explorada resumidamente as cinco regiões estudadas.
Habilidades e Competências
Analisar, compreender, descrever, localizar e pesquisar. Entender a formação do espaço a partir do conceito de região. Incitar o interesse do aluno para a formação do conhecimento.
RECURSOS
Mapa
Computador
Tv/DVD
Internet
Bibliografia diversas
Lápis de cor
Mapa de encaixe
Placas de isopor
Papel sulfite
Tinta guache (cores diversas)
Pinceis (médio e pequeno)
Materiais recicláveis
Técnico do IBGE
AVALIAÇÃO:
Deverão ser avaliados os conceitos prévios que o aluno tem sobre as atividades propostas. O interesse, a participação, o grau de dificuldade encontrado e a interação, serão pontos de suma relevância no processo de aprendizagem e construção do conhecimento.
Perspectiva a do Plano
REGIÃO CENTRO-OESTE
1ª etapa – 18/05 à 01/06
Objetivos e Desenvolvimentos.
Objetivo 1 - O aluno deverá analisar, compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar. Também deverá será capaz de entender a formação do espaço da região Centro-Oeste com base em sua dinâmica regional e na interação homem-meio ambiente. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
- observar o mapa do Brasil e ser capaz de identificar a região Centro-Oeste, bem como os Estados e durante a aula expondo a localização das mesmas, além de relembrá-los sempre sobre quais são os Estados que as compõe.
1° trabalho – Utilizando mapas.
Localizar no mapa a região Centro-Oeste
Lugar e o nosso lugar no mundo (partir das observações do micro para o macro e vice-versa) – o bairro, a cidade, o estado, o país.
Localização: estabelecer através do mapa um recurso para se localizar
Reconhecer cores
Estimular a construção do conhecimento e também da escrita.
Desenvolvimento das atividades: Para maior compreensão do conceito a ser trabalhado, o professor deverá trabalhar com mapas variados, apresentando aos alunos a divisão do território brasileiro em regiões. Os estudos desse projeto, inicialmente se dará pela região centro-oeste, por se tratar da região onde estamos localizados, será o nosso ponto de partida para o estudo das demais regiões. Apresentada a região centro-oeste, o professor conceituará a formação da região, que é dividida em estados, municípios, e capitais. A cidade está no Estado. E o Estado na região e esta no país (Brasil) – criar um panorama da divisão política do Brasil, utilizando vários mapas como exemplo. A partir dai o professor fará diversos questionamentos aos aluno, afim de explorar os conhecimentos prévios e diagnosticar até onde os alunos tem o conceito trabalhado. A proposta é que os alunos localizem no mapa os estados e as capitais, principalmente a capital do nosso estado. A seguir o professor trabalhará os conceitos de bairro, município, estado e país, exemplificando através de material didático que venha facilitar a compreensão do conceito pelos alunos. Ao final e toda a explanação, o professor avaliará os conhecimentos dos alunos até esse momento, explorando os conceitos de estado e capital através da atividade de associação lingando estados ás capitais e depois pintando o estado onde nasceram. Por fim pintaram o mapa da região centro-oeste, para a fixação e memorização dos conteúdos aplicados.
(Montar um mural de informação)
Objetivo 2 – Reconhecer no mapa da região centro-oeste os Estados e suas respectivas capitais, bem como as bandeiras provenientes. Identificar os estados da União e pintá-los
2° trabalho – Pintura das bandeiras do estados e capitais
Identificar as bandeiras dos estados
Reconhecer cores e formas nas bandeiras
Localizar no mapa do Brasil todos os estados
Desenvolvimento das atividades: Após a explicação usando com referência o mapa do Brasil, o professor fará a demonstração das unidades federativas que formam o Brasil. Em seguida solicitará aos aluno que encontre no mapa os estados que ele indicar. Em outro momento reunirá os alunos frente ao computador para a apresentação das bandeiras dos estados e das capitais da região centro-oeste. O recurso aqui a ser utilizado será o powerpoint. Logo em seguida pintarão as bandeiras dos estados da região centro-oeste. Por fim os alunos terão acesso a internet sob orientação do professor para a atividade a ser realizada no site: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/mapas/190_mapa.swf. O objetivo desse jogo é colocar em prática os conhecimentos adquiridos nessa aula, ou seja, fazer a localização dos estados no mapa a partir de jogo interativo, onde o computador sinalizará o espaço no mapa e eles terão que identificar o nome do estado, a princípio usarão como referência a atividade que coloriram sobre os estados, onde foi demonstrado a sigla e o nome. Com isso darei por encerrado a atividade desse dia. Lembrando que os alunos que possuem dificuldade na leitura e na escrita serão trabalhados em sua oralidade e intervenção direta do professor, conduzindo e orientado o aluno para que possa fazer parte do processo de aquisição do conhecimento proposto. Nos textos informativos o professor fará o resumo dos pontos mais significativos e fazendo a leitura compartilhada,
Objetivo 3 – Reconhecer as bandeiras das capitais para implementação dos demais conceitos referentes a região centro-oeste)
3º trabalho
Pintar as bandeiras das capitais, obedecendo regra de cores e formas
Estimular a criatividade e o desenvolvimento nos conceitos de cores, formas e coordenação motora fina.
Associar no mapa a bandeira com a sua origem
Desenvolvimento das atividades: A princípio os alunos receberão as bandeiras que compõe as três capitais da região centro-oeste, mas antes fará uma pequena recapitulação e demonstração, apresentando as cores e as forma da bandeira. Logo distribuirá as bandeiras em dois formatos, tamanho da folha de sulfite e tamanho reduzido. Após terem pintado os dois modelos o professor fará a proposta para colarem as bandeiras menores no mapa a ser apresentado em suas respectivas capitais. Encerrado esse momento retomará com os conceitos de estados e capitais e principalmente dos estados que compõem a região-centro. Por fim participaram do jogo do mapa, para fixação e memorização do conteúdo.
(Montar murar de informação com as bandeiras)
Objetivo 4 –
Explorar os principais elementos que compõe a região centro-oeste e conceituar a divisão regional definida pelo IBGE e das três regiões geoeconômicas (Região Amazônica, Centro-Sul e Região Nordeste).
3º trabalho:
Identificar através da pintura do mapa as cinco regiões do Brasil.
Caracterizar a região centro-oeste através do desenho significativo.
Desenvolvimento das atividades: O professor apresentará o primeiro vídeo que explanará através de imagens e informações textuais a respeito das características e formação da região centro-oeste, pausando quando necessário e na parte de leitura dos conceitos, solicitará a um aluno do grupo para ler o texto, caso não tenha ninguém para realizar a leitura, o próprio professor assim deverá fazer, exemplificando e conceituando cada panorama. Diante disso, deverá explorar os conhecimentos prévios do aluno para complementação dessa atividade. Após esse vídeo, será apresentado um outro vídeo interativo conceituando exemplificando os conceitos de regionalização na visão do IBGE e do geógrafo Pedro Pinchas Geisêr de forma simplificada a fim de atingir o máximo de compreensão. Como culminância a essa atividade, os alunos expressarão através da pintura e do desenho o que conseguiram memorizar e identificar. A primeira atividade os alunos pintarão o mapa do brasil em branco e depois o professor deverá dispor sobre a mesa recortes com os nomes das regiões do Brasil. Os alunos deverão colar as tiras dos nomes nos locais correspondentes no mapa. Por fim realizarão atividade de desenho onde representarão de forma significativa a região centro-oeste.
(Montar mural de informação)
Momentos Iniciais
PRODUÇÃO DOS ALUNOS
EM ATIVIDADE
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Quem sou eu
- Roberto
- Sou uma pessoa de bem com a vida, gosto muito de videos, cinema, musica(eclético), dançar, cozinhar, dos meus amigos e principalmente da minha profissão.
Acredito no seu trabalho Roberto!!!!!
ResponderExcluirE o mais importante é você acreditar que não há limites para o aprendizado. Isso é maravilhoso!!!!!