sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Atividade de 10/11/2010 (parte 1)

Peso e Medidas (fazendo bolo)


Para uma melhor compreensão dos objetivos e procedimentos estabelecidos nessa atividade essa postagem está disposta em três partes, tudo devido ao alto teor de interatividade. A experiência foi tão enrequecedora que não coube em uma postagem apenas.



"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores." Richard Bach - Escritor americano



Plano de Aula

Data: 10/11/2010
Atividade: Peso e Medidas (fazendo bolo)
Duração: Uma aula (4 horas)


Objetivo: Trabalhar os conceitos de peso e medidas através de atividade prática, abordando conceitos interdisciplinares.



Habilidades pretendidas:

Identificar o peso e volume nos produtos, bem como prazo de validade
Desenvolver atenção Estabelecer sequência lógica.
Reconhecer uma receita e a sua funcionalidade Interpretar informações apresentadas em receitas Proporcionar autonomia na realização da atividade.
Observar e registrar fatos
Desenvolver hábitos de higiene ao manipular alimentos


Procedimento didático: Inicialmente o professor fará as devidas orientações sobre a atividade. Depois distribuirá tocas descartáveis ao aluno e em seguida todos se dirigirão ao pátio para fazer a higienização das mãos. Todos retornarão a sala, então o professor explicará os conceitos entre peso e medidas fazendo a demonstração com os produtos que serão utilizados na atividade. A atividade prática consiste em orientar ao alunos como fazer bolo, o professor apresentará a receita ao grupo, especificando os produtos, bem como o peso e as medidas a serem utilizadas. O professor fará a primeira receita como demonstração e os alunos o auxiliarão, depois indicará alguns alunos para realizar as outras receita e assim fará o monitoramento e a orientação para os procedimentos. Os alunos auxiliarão os demais alunos na atividade, adicionando os ingredientes solicitados e os demais observarão como se dá o processo de preparação da massa. Ao final dessa etapa e conforme orientações descritas na receita, a massa será colocada em formas e levada ao forno, onde os alunos farão o processo de observação. Enquanto ocorre esse processo, o professor solicitará aos alunos que preparem as outras receitas. Após assados todos os bolos os alunos saborearão do produto por eles mesmos elaborado em um delicioso lanche.



Recursos: Tocas descartáveis, formas para bolo, farinha de trigo, leite, ovos, margarina, açúcar, fermento em pó, achocolatado.



Avaliação: participação e interesse, memória visual, conhecimento prévio, interação/socialização, realização da atividade prática e oralidade, coordenação motora. A avaliação será registradas no portfólio de cada aluno, alem dos registros fotográficos.



POESIA DO BOLO



Rafael Héber Alves



Bolo, bolinho, bolão,

Menor, maior, não importa.
Bolo é tão bom,
Que eu não resisto a tanta emoção!


Bolo fofinho branquinho,

Moreninho ou mulatinho
Não importa, é muito bom.


Bolo recheado ou confeitado,

Até mesmo simples, é saboroso
É só fazer com muito amor!


Um comentário:

  1. Salve!
    Amei seu espaço, seu trabalho muito criativo
    já estou te seguindo.
    Trabalho em uma SRM.
    Parabéns!!!
    Venha me fazer uma visitinha
    http://sacolaludicadamonoludica.blogspot.com

    Abraços Solidários
    Monoludica

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa de bem com a vida, gosto muito de videos, cinema, musica(eclético), dançar, cozinhar, dos meus amigos e principalmente da minha profissão.

Seguidores